sexta-feira, 13 de março de 2009

UM LIVRO

Título
Me gusta el fútbol
Autor
Johan Cruyff
Editora
RBA
Edição e prólogo
Sergi Pàmies
Data de edição
2002
Língua

Espanhol

Para abrir o apetite...

Se se pudesse estabelecer uma lista de mandamentos sobre o futebol, um dos primeiros deveria dizer algo como: «a pressão deve exercer-se sobre a bola, não sobre o jogador».

(...) alguns consideram que o fora de jogo prejudica as equipas mais ofensivas (...). Pessoalmente, a regra do fora de jogo nunca me pareceu um obstáculo ou um instrumento defensivo. Pelo contrário, considero que se trata de uma arma ofensiva, pela simples razão de que te obriga a juntar as linhas da equipa e isso facilita o movimento da bola (...).

A primeira função de um guarda-redes é organizar a defesa. Para mim, isso começa quando a tua equipa está a atacar (...). Em quantas menos bolas o guarda-redes tocar, tanto melhor: isso significa que organizou bem a sua defesa.

Ter a bola não significa tê-la e pronto. Há que saber o que fazer com ela. Quando eu digo que enquanto nós temos a bola o adversário não a tem e, portanto, não pode marcar, o que quero dizer é que nós mandamos e temos a iniciativa do jogo. E como tenho a bola, eles têm que a tentar roubar e, com isso, consigo criar espaço.


5 comentários:

  1. Excelente livro sem dúvida. Aconselho vivamente!

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite,

    sem dúvida que me abriste o apetite Nuno!

    Só gostaria de saber onde comprar esse livro. Por acaso não me podias dar essa informação ?

    ResponderEliminar
  3. :) Pois, o grande problema de alguns dos livros que aqui vou sugerir é precisamente onde e como os comprar... é que alguns são edições relativamente pequenas que esgotam facilmente (como alguns livros do Valdano, só para dar um exemplo). Experimenta www.libreriadeportiva.es. Eu comprei lá. Os portes não são muito caros, dá para pagar à cobrança e chega rapidamente a casa. Se não conseguires deste modo, volta cá para outros interessados também o ficarem a saber...

    ResponderEliminar
  4. nao será http://www.libreriadeportiva.com/

    ResponderEliminar