segunda-feira, 16 de março de 2009

IDEIAS SOLTAS

Uma questão de bem decidir
Uma constatação: no jogo, o jogador está permanentemente a tomar decisões. A cada nova (inter)acção, o primeiro problema com que o jogador se confronta É SEMPRE de natureza táctica: «O que faço aqui e agora?». Uma pergunta que, em relação ao domínio do jogar, é muitas vezes não consciente, com resposta também ela dominantemente não consciente.
Implicações para o treino? Bem, a primeira e a mais importante é que, se o jogo de futebol é um jogo de decisões, o treino em futebol deverá ser treinar decisões. Ou melhor, ensinar/aprender a decidir. Em função de uma matriz que se pretende regular. Como? Criando um contexto que fomente o aparecimento de umas coisas em detrimento de outras, isto é, que direccione as escolhas dos jogadores para o padrão de (inter)acções desejado. Desse modo, aos poucos, aquela que é uma idealização (táctica) do treinador tornar-se-á concretização (táctica) regular por parte dos jogadores.
Ou seja, treinar será levar a efeito um processo que faça emergir uma matriz de jogo... condicionada por um padrão de tomadas de decisão... alicerçado numa Táctica concreta... Aquela que o treinador, mais sistematizada ou menos sistematizada, tem na cabeça.

Nuno Amieiro

0 comentários:

Enviar um comentário