sexta-feira, 13 de março de 2009

PERIODIZAÇÃO TÁCTICA, o que nos diz Vítor Frade

O difícil é concretizar
O lado formal da Periodização Táctica é passível de ser captado por muita gente, mas não é aí que reside o fundamental. O fundamental reside na operacionalização do formal, isto é, a concretização. É aí que o treinador, aquele que gere, tem de ser importante todos os dias. Ele tem de ser o indivíduo que aproxima tudo aquilo que é favorável ao crescimento qualitativo do processo, no sentido de o futuro a que aspira ser qualquer coisa que continue a fazer sentido.
Vítor Frade (2003)

2 comentários:

  1. Antes de mais, parabéns pelo blog. Este tipo de blogs arescenta sempre algo à reflexão acerca do jogo que nos apaixona. Pois é amigo... Hoje em dia muitos se dizem operacionalizadores da Periodização Táctica, mas como em tudo na vida, DIZER é uma coisa, FAZER é outra! Para quem FAZ, todos os dias surge o eterno "dilema da água no nescafé", de que tanto nos falou um senhor chamado Vítor Frade...Um abraço e continua com crónicas como as que nos tens presenteado. Filipe Martins

    ResponderEliminar
  2. sobre a periodização tactica que eu ambiciono na 2ª divisão dist. AFPorto tenho a mesma opinião que Mourinho acerca da disciplina que é táctica... se só tivermos 4 bolas no treino os atletas obrigatóriamente vão respeitar a bola.

    ResponderEliminar