sábado, 25 de abril de 2009

EM DESTAQUE



Título
O problematizar de dois princípios de jogo fundamentais no acesso ao rendimento superior do futebol: o «PRESSING» e a «POSSE DE BOLA» expressões duma «descoberta guiada» suportada numa lógica metodológica em que «o todo está na(s) parte(s) que está(ão) no todo».
(A equipa sénior do Futebol Clube do Porto 2001/2002 e 2002/2003: um «estudo de caso»)

Autor
Ricardo Barreto

Orientador
Professor Vítor Frade

Monografia realizada no âmbito da disciplina de Seminário do 5º ano da licenciatura em Desporto e Educação Física, na opção de Futebol, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Resumo
Com a chegada de José Mourinho ao F.C. Porto na época de 2001/2002, este treinador, com a implementação de uma nova metodologia de treino – Periodização Táctica – conseguiu contrariar a tendência da maioria das equipas portuguesas de ser eliminada das competições europeias logo nas primeiras eliminatórias. Na época de 2002/2003, este clube acabou por conquistar não só a Taça UEFA, como também a Super Liga, a Taça de Portugal e a Supertaça.
José Mourinho, nas entrevistas que dava aos jornais e revistas da especialidade, fazia sobressair dois princípios de jogo que considerava fundamentais – pressing alto e a posse de bola. Estes dois princípios eram vistos como se de um meio (pressing) para atingir um fim (posse de bola) se tratasse, criando assim a ideia de que eram contemplados, no Modelo de Jogo do F.C. Porto, em constante correlação.
Esta nova perspectiva, deste «novo» treinador, veio contrariar a maioria dos trabalhos científicos realizados na área do futebol, que estudavam sistematicamente os princípios de jogo «pressing» e «posse de bola» de uma forma analítica, isolada e descontextualizada.
Assim, e partindo destas duas «partes» – «pressing» e «posse de bola» – que são representativas de um «todo» – Modelo de Jogo – partimos para uma «descoberta guiada» em busca da identificação dos traços mais marcantes destes dois «conceitos» considerados como fundamentais por José Mourinho, e que, em certa medida, poderão constituir-se como algumas das possíveis justificações para o sucesso alcançado por esta equipa e por este treinador.

6 comentários:

  1. Boas tardes!

    Sabe se esta monografia também vai ser publicada em forma de livro? Ou se há hipótese de alguém de Lisboa ter acesso ao documento?


    Abraço,

    Bruno Pereira

    ResponderEliminar
  2. nuno é possivél obter a totalidade da monografia?eu ja tinha visto referencia a este trabalho se nao me engano no Livro "Porquê tantas vitorias".

    ResponderEliminar
  3. nuno como é possivel obter a monografia? eu ja tinha visto referencia a ela no livro "porque tantas vitorias". jonitu

    ResponderEliminar
  4. Primeiro as más notícias: como o Ricardo Barreto está a estudar a possibilidade de publicar a sua tese, não será possível disponibilizá-la.

    Agoras as boas notícias: existe,de facto, a possibilidade de o trabalho vir a ser publicado; entretanto, o trabalho pode sempre ser consultado na biblioteca da Faculdade de Deporto da Universidade do Porto; faz agora duas semanas que o convidei a colaborar comigo neste espaço e ele está a trabalhar em alguns textos directamente relaccionados com a sua tese... É só esperar mais um pouco!

    ResponderEliminar
  5. Excelente!

    Irá ajudar a promover a discussão sobre temas que ( pelo menos a mim ) interessam.

    Abraço,

    Bruno Pereira

    ResponderEliminar
  6. Boas Nuno,
    Sou o Pedro Teixeira, sou prof Educação Física, sou do norte do país, mas estou colocado nos Açores. Sou o autor do blog www.treino-de-futebol.blogspot.com .
    Parabéns pelo blog e por seres mais um que contribui para troca de ideias/opiniões. Já agora e visto estares sem treinar, que tal vir aos Açores(S.Miguel) dar uma formação? Fica ai meu mail se estiveres interessado: pmgt@hotmail.com
    Abraço e parabens mais uma vez

    ResponderEliminar