sexta-feira, 24 de abril de 2009

QUEM FALA ASSIM NÃO É GAGO

"Contra a crença popular, os futebolistas são tão generosos no esforço que, por vezes, correm mais do que o jogo pede."
Jorge Valdano

7 comentários:

  1. Por favor assinem os comentários.

    Deixo aqui a sugestão de, ao utilizarem este espaço, referirem o vosso primeiro e último nome e, por exemplo, onde vivem ou o que fazem.
    Eu, que estou deste lado, tenho sempre a curiosidade de saber quem está desse a contribuir para o debate e reflexão, mesmo que discorde das minhas ideias...

    Aproveito também para dizer que comentários mal redigidos não serão publicados. Atenção aos erros grosseiros, falta de pontuação por desleixo evidente, abreviaturas típicas de sms,...

    A vossa compreensão,

    Nuno Amieiro (Aveiro)

    ResponderEliminar
  2. Aproveito então para comentar, mais o comentário do que o post em si.

    Ontem "descobri" este blog, e acabei por ficar até as tantas a ler com atenção todos os posts.

    Ainda bem que o Nuno aderiu a blogosfera, já que desta maneira é possível continuar a conhecer a sua visão do Futebol, do treino, bem como as suas referências. Constantes oportunidades de aprender.

    Estarei atento, e irei procurar contribuir com o pouco que sei para as discussões.

    Abraço, Bruno Pereira ( Lisboa )

    ResponderEliminar
  3. Já agora, parabéns pelo livro.

    Foi um prazer de ler, e a maneira como foram esclarecidos certos conceitos contribuiu em muito para um melhor pensar sobre o jogo e o treino.

    ResponderEliminar
  4. Caro Nuno Amieiro,

    Chamo-me Ricardo Cunha, tenho 34 anos e escrevo desde Lisboa.

    Há uns tempos, chegámos a trocar emails porque estava interessado no seu livro "Defesa à zona no futebol: um pretexto para reflectir sobre o «jogar»...bem, ganhando"! Adquiri o livro e posso afirmar que não me canso de o rever: mudou a minha forma de olhar para uma partida de futebol.

    Sou autor do blogue http://www.catenacc10.blogspot.com e, em tempos, colaborei com a Revista 'Futebolista': escrevi, durante cerca de um ano, algumas rubricas e artigos sobre táctica.

    Porém, a minha actividade não está directamente ligada ao universo futebolístico, embora seja licenciado em Gestão de Empresas e tenha terminado a parte académica do Mestrado em Contabilidade (ISCTE): o tema da minha Dissertação encontra-se intimamente relacionado com o impacto dos Activos Intangíveis (leia-se direitos desportivos dos jogadores de futebol) nas Sociedades Anónimas Desportivas.

    Passada uma breve apresentação, voltemos ao início. Aprecio livros. Adoro futebol. Portanto, é simples: gosto imenso de livros sobre futebol. Gostaria de disponibilizar a minha 'biblioteca' futebolística, de modo a trocarmos impressões: http://catenacc10.blogspot.com/2008/10/livros-sobre-futebol.html

    Já agora, neste momento, qual a sua relação profissional com o futebol? Se não estou enganado, esteve ligado à formação do FC Porto, correcto? Ainda se mantém em funções? Perdi o rasto ao seu trabalho.

    Aproveito para dizer que também estou na plataforma da 'moda', em www.twitter.com/catenacc10

    Para terminar, fico muito satisfeito por vê-lo aderir à blogosfera e partilhar com os leitores muito do seu know-how sobre a modalidade que nos encanta. Falemos, então de futebol...

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. É com agrado que vejo que, aos poucos, o "outro" lado(o vosso)se dá a conhecer.

    Respondendo ao Ricardo, depois das camadas jovens no FCP, estive como adjunto do Carlos Mozer no Inter de Luanda e, na época passada, estive como adjunto do Carlos Brito no Leixões.

    Neste momento estou de "férias forçadas" o que me deixa tempo de sobra para falar de futebol.

    Um abraço. Participem e divulguem este espaço para que possa continuar a crescer.

    Nuno Amieiro (Aveiro)

    ResponderEliminar
  6. Boas Nuno....

    À semelhança dos anteriores comentários, também eu descobri o seu espaço recentemente.

    Sou o Pedro Nunes, licenciado em EF e com os cursos de treinado de 1º nível de Fut 11 e recentemente de Futsal e teclo desde Gouveia (Serra da Estrela).

    Adoro futebol...mas a verdade é que na minha zona ainda se usa um pouco a cultura do trabalho ano a ano...isto é todos os anos são ano 0... Há um misto de laxismo dos clubes, juntamente com pouco "mão de obra" (garotos) e ainda pior condições a nível de transportes ou de treino.

    Treino futebol à 4 anos e acho que nunca tive o mesmo escalão, a mesma equipa 2 anos seguidos :/

    Culpa minha?? Talvez, já que aceitei as poucas condições, mas isso não implica que não tente sempre evoluir como treinador.

    Para isso vou seguindo atentamento os diversos espaços que existem pela net fora e complementando com os livros que vou comprando...a última compra...o seu da Defeza à Zona, que por preguiça, devido a motivos familiares recentes de 7kg, ainda não li.

    Mais uma vez bem vindo à blogosfera e força na divulgação do seu trabalho e do futebol em geral. De certeza que saímos todos a ganhar.

    Quanto a mim, verdade seja dita sou mais voyeur que comentador, mas quando o fizer irei tentar não dizer muitas "bacoradas". ;)

    [[]]

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Aproveito também para dar os parabéns pelo blog. É de facto um interessante veículo de informação e debate, é um veículo importante para de uma forma fácil e cómoda darmos a conhecer pontos de vista, ideias, trajectos.

    Bom mas primeiro apresento-me:
    Chamo Nelson Oliveira, tenho 27 anos e o meu trajecto actual no Futebol abarca áreas diferentes:
    treino camadas jovens, estou ligado á prospecção e assino duas rubricas na revista Futebolista - Olheiro e mais recentemente a rubrica treinadores, onde de uma forma algo sucinta entrevisto treinadores da nossa praça, e seguindo algumas obrigações relacionadas com situações editoriais e comerciais, procuro aqui e ali abordar alguns sub-temas deste espaço.

    Fica aqui um elogio ao blog, pois acima de tudo prima pela qualidade das ideias, os parabéns ao seu autor não só pela ideia mas também pelo livro defesa á zona o qual achei extremamente interessante e feliz e também uma palavra para todos os outros elementos que participam neste espaço, um dos quais meu amigo.

    Despeço-me referindo que também eu me vergo perante a genialidade de um senhor chamado Vitor Frade.
    Aliás, só mesmo um Homem com grandes ideias me faria deslocar á faculdade de desporto propositadamente (como o tenho feito quase diariamente) para assistir ás suas aulas e ás de outro grande professor, o Mestre José Guilherme!

    ResponderEliminar