segunda-feira, 18 de maio de 2009

EM DESTAQUE


.
Título
“ROTATIVIDADE DE JOGADORES” no Futebol. Uma relação «umbilical» do como treinar com o como «jogar».

Autor
Sérgio Alves

Orientador
Professor Vítor Frade

Monografia realizada no âmbito da disciplina de Seminário do 5º ano da licenciatura em Desporto e Educação Física, na opção de Futebol, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

RESUMO
O aumento da densidade competitiva e consequente número de jogos nas equipas de Rendimento Superior / TOP levou, nos últimos anos, ao emergir concepto-metodológico do “princípio da rotatividade de jogadores”. No sentido de compreender esta concepção metodológica para o presente estudo foi seleccionada, sistematizada e discutida informação relativa à complexidade que o «jogar» manifesta e de que forma os treinadores aplicam este princípio metodológico do treino. Os objectivos que o guiaram são os seguintes: desenvolver uma concepção de complexidade das noções e dos princípios de organização do «jogar»; balizar «concepto-metodologicamente» o princípio da rotatividade de jogadores; sistematizar procedimentos que tornam o princípio da rotatividade de jogadores uma necessidade nas equipas de Rendimento Superior.
Para o efeito, além de uma exaustiva pesquisa bibliográfica e documental, recorreu-se à realização de várias entrevistas a ex-jogadores, treinadores, académicos e a um analista de futebol internacional e comentador, que partilham preocupações relacionadas com o tema em apreço.
Através do cruzamento da informação entre a revisão bibliográfica e as entrevistas foi possível retirar as seguintes conclusões: pensa-se no «jogar» como interacção sistémica entre várias variáveis / dimensões mesmo quando apenas a uma se esteja a dar especial atenção; a rotatividade deve ser pensada e projectada no início de um período competitivo, tornando-se desta forma um momento ideal de aprendizagem, pois só jogando é que os jogadores conseguem evoluir. Torna-se assim essencial treinar a organização do «jogar» que se pretende desde o primeiro dia, visando a organização das ideias de jogo e a respectiva adaptação; a rotatividade é uma acção que os treinadores utilizam para potencializar todos os jogadores do plantel; a rotatividade acontece durante a semana no processo de treino, estando presente nos exercícios específicos para quando o jogador entrar em campo estar identificado com os princípios de jogo da equipa; a rotatividade só o é se for preparada, é um dos aspectos que deverá fazer parte do modelo de jogo do treinador; os processos de recuperação e rotatividade são decisivos, sendo fundamental reconhecer que é tão importante treinar como recuperar.

2 comentários:

  1. Boas
    Como ter acesso a estas apelativas monografias?

    ResponderEliminar
  2. Como é habitual, pedi ao autor para escrever uns textos sobre o tema, mas para quem quiser obter as monografias ou vai à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e consulta ou tenta o site da mesma a ver se estão disponíveis em pdf.

    Abraço,
    Nuno

    ResponderEliminar