sábado, 9 de maio de 2009

QUEM FALA ASSIM NÃO É GAGO

É a táctica que vai dar a dinâmica ao sistema de jogo, defensivo e ofensivo. Ou seja, é através da táctica que vamos entrar no modelo de jogo criado pela equipa técnica, é através dela que vai surgir a movimentação pretendida dos jogadores.
Jorge Jesus (1998)

5 comentários:

  1. Precioso o pormenor da data da citação. Desde que estou atento a "estas coisas" que oiço dizer que Jorge Jesus é dos "alunos do futebol" mais aplicados que andam por ai.

    Ainda bem, é necessário exemplos!


    Abraço,

    Bruno Pereira

    ResponderEliminar
  2. Boas... Gostaria imenso de saber se o Sr.Nuno Amieiro alguma vez jogou futebol federado?
    Se não entender a minha pergunta eu digo desde já o significado dela... Eu vivo sempre com o ''trauma'' de nunca ter jogado futebol, o que não implica que não adore o desporto em questão e que não o saiba analisar e sistematizar!
    Por isso é q faço este tipo de perguntas, até pq tenho uma grande admiração por si!

    Com os melhores cumprimentos

    Tiago Nogueira

    ResponderEliminar
  3. Caro Tiago, não joguei futebol federado. E percebo o "trauma", mas acho que não é difícil ultrapassá-lo... Conheço pessoas que jogaram futebol profissional e que pouco entendem o Jogo... conheço pessoas que jogaram futebol profissional e que muito entendem o Jogo... conheço pessoas que nunca jogaram futebol federado e nada percebem do Jogo... Conheço pessoas que nunca jogaram futebol federado e percebem muito do Jogo... Ter sido jogador ajuda nuns aspectos e pode prejudicar noutros, não ter sido jogador ajuda nuns aspectos e pode prejudicar noutros... Essa é uma falsa questão, aliás já várias vezes sublinhada por alguns dos que jogaram a TOP e são hoje treinadores de sucesso...

    ResponderEliminar
  4. Caro Nuno, TUDO isso estava a navegar na minha cabeça, mas como é óbvio, ler tal coisa sabe muito bem e provoca outro sentimento! ;)

    Abraço, Tiago Nogueira

    ResponderEliminar
  5. Vou tentar acrescentar algo a esta temática. Eu julgo que é importante termos conhecimento teóricos sobre o jogo, que se podem adquirir licenciando-se, nos cursos de treinadores de futebol, na frequência de alguns congressos, seminários, na leitura de livros, mas essencialmente na troca de ideias, de pensamentos com outros. E também julgo que é importante o "conhecimento prático" do jogo. Este pode ter sido adquirido por se ter sido jogador em camadas jovens, e/ou senior em clubes amadores ou de top. Quem não o tiver sido pode adquiri-lo de cada vez que faz uma peladinha com os amigos e em que tenta ter alguns comportamentos de jogo, em que vai experimentando outras coisas. Acho importante fazer-se o teste, sentir-se as dificuldades do jogar, nem que seja na brincadeira com os amigos. E penso que também é importante o "conhecimento do balneário" ou dos comportamentos de grupo. E quem não tiver este conhecimento, pode adquiri-lo de entre outras formas, procurando observar alguns treinos de equipas para se aperceber das relações que se vão estabelecendo. Pode começar por se ser adjunto ou "preparador físico" ou treinador nas camadas jovens. Acho que esta tríade de conhecimentos é importante...Não é decisivo para se começar uma carreira, porque se podem ir adquirindo as competências, mas para depois se dar o salto qualitativo, para se poder fazer uma boa progressão na carreira de treinador, julgo ser importante.

    ResponderEliminar