sexta-feira, 5 de junho de 2009

Viva a mediocridade reinante

O mundo em que vivemos é tão grande que possibilita espaço para todos. Até para aqueles que se acham no direito de utilizar, indevidamente, o trabalho dos outros para benefício próprio, sem o mínimo de respeito ou vergonha.
Vem isto a propósito de uns certos iluminados que, sem qualquer tipo de autorização e respeito pelos direitos de propriedade intelectual dos autores implicados, resolvem copiar os conteúdos deste espaço e colocá-los noutros espaços como se de propriedade sua se tratasse.
Já nem vou falar nesse ponto de bom senso e de civismo que é o pedir autorização. O mínimo seria identificar o autor e a fonte/espaço de onde o conteúdo foi retirado, mas não, esta espécie de terrorismo intelectual deve-lhes saber melhor...
Sinceramente, como não me vejo a fazer coisas deste género, nem sei o que passará na cabeça destes senhores... Não terão consciência de que o que fazem é ilegal? Ou estar-se-ão simplesmente a borrifar para os direitos de quem trabalha em prol de um projecto que está disponível a todos a custo zero?...
Medíocre, decadente, oportunista, vergonhoso, revelador de falta de decência e de consideração, já para não falar de falta de ideias próprias de qualidade ou originalidade...
Mas, como referi no início, o nosso mundo é grande e, portanto, cabemos cá todos. Até os medíocres, os pseudo-iluminados, os chicos-espertos,...
Nuno Amieiro

PS - não me faz confusão, bem pelo contrário, que as pessoas, pelo interesse que um qualquer texto lhes suscite, o resolvam copiar para guardar ou até publicar noutro espaço onde possa chegar a mais pessoas... mas há formas e formas de o fazer!!!...

6 comentários:

  1. Será que o iluminado também vai copiar este post?!! :)

    Há com cada um... enfim...

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! Sou um seguidor assíduo do seu blog e acho que tem um conteúdo bastante interessante. No entanto, sem querer ser "advogado do diabo", acho que este seu post é um pouco despropositado. Explique me o senhor aonde no seu post da caracterização de Guardiola ao jogador Iniesta existe uma referência de onde o senhor retirou a informação? E não se esqueça que o seu blog existe para ajudar as pessoas a entenderem este fenómeno fantástico que é o futebol e não para assumir uma atitude sobranceira em relação ao assunto. Saudações desportivas e continue com artigos porque está a ajudar me na minha concepção filosófica do jogo.

    ResponderEliminar
  3. Menos mal...um dos autores do blog respondeu a mensagem do que o Nuno deixou nos comentários de lá ;)

    Confesso q alguns "quem fala assim não é gago", dos que me interessam, também já os copiei.... a diferença é que copiei-os para uso próprio no meu pc...e q se ousasse pensar em colocar algum destes textos no meu blog certamente teria lá a indicação de onde veio...como aliás costumo fazer com os "gamanços" da net q faço ;)

    O seu a seu dono :)

    ResponderEliminar
  4. Caro Nuno,

    Infelizmente, há quem prefira "copiar" ideias dos outros e reproduzi-las como suas e a blogosfera, pela extensão e pelo grau de anonimato que propicia, é o espaço ideal para este tipo de existência.

    Também já tinha encontrado, em comentários noutros blogues, não textos inteiros, mas frases decalcadas, palavra por palavra ou mudando duas ou três palavras, de textos deste blogue. Na altura, chamei a atenção de quem o fizera, advertindo-o para referir a origem das ideias que fazia passar por suas, não obtendo qualquer resposta.

    É, no entanto, um infortúnio que, pelo menos a mim, não me incomoda especialmente. É verdade que a apropriação de ideias é um roubo intelectual e um desvio de protagonismo, mas fico sempre com a consolação de saber que quem o faz fá-lo por não ter a capacidade de expressar aquelas ideias por si próprio e com a consolação de saber que, noutras ocasiões semelhantes, sem a muleta do plágio, não conseguirá dizer coisas interessantes. Nesse sentido, é, como disse e bem, uma demonstração de mediocridade. E os medíocres serão medíocres para sempre.

    ResponderEliminar
  5. Tenho o dever moral de pedir publicamente em meu nome pessoal desculpas ao caro Nuno Amieiro pelos danos colaterais que eventualmente possa ter causado pelo sucedido bem como arcar com as responsabilidades civeis que dai possam advir.
    Jamais tive a intençao de retirar beneficios proprios ou colectivos com o sucedido.Adianto que os autores na quase totalidade dos artigos "publicados" foram mencionadas excepto a fonte.
    Ao comentario do Nuno Amieiro que adjectivamente me qualifica nao teço comentario dado porque, tal como ele, nao sabe com quem fala para tecer juizos de valor.
    Reitero, novamente, as minhas desculpas pelo sucedido adiantando que sempre assino os meus comentarios ao inves da sua pessoa.

    Jose Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  6. Caro José,
    Eu assino os meus comentários. O tempo que passa neste espaço já deveria ter dado para perceber que eu dou a cara por tudo aquilo que faço e afirmo. Não sei a que comentários se refere, mas não serão meus certamente...
    E não se tratam de danos que me possa eventualmente causar, trata-se de respeito pelo trabalho dos outros. Somente isso.
    Registo com apreço o pedido de desculpas.
    Um abraço,
    Nuno Amieiro

    ResponderEliminar